9.8.07

Rusticidade e Produtividade na São José


Nelore é criado no Rio Grande do Sul, aliando rusticidade, precocidade e produtividade...

Luiz Gonzaga Xavier Marafiga
Xelin da SJ
Xelin II SJ
Tabu Sj



Localizada na cidade de Santa Maria/RS, a Fazenda São José realiza á 30 anos a criação e seleção da raça Nelore no Rio Grande do Sul. Segundo á Associação Gaúcha dos Criadores de Zebu (ACGZ) a raça tem mais de 16 mil cabeças de animais registrados no estado. O Proprietário, Luiz Gonzaga Xavier Marafiga, zootecnista,que dirige a propriedade juntamente aos seus filhos, optou pela raça por ser o gado mais produtivo a nível de Brasil, isso devido sua alta rusticidade e adaptabilidade que deve ser descrita através da obtenção da taxa de natalidade, e vulgarmente falando pela capacidade inquestionável de transformar o capim em carne, ou seja é um gado criado de forma econômica sem maiores exigências e dificuldades. Segundo pela necessidade constatada dessa genética no estado.
Na Fazenda, são manejados animais PO, á campo nativo. A Alimentação dos animais á campo é a pasto do campo nativo, sendo que os animais que serão comercializados recebem suplementação. Já os animais de elite, recebem ração e volumosos (silagem).
O Rebanho da São José recebem o afixo GXM. A Base genética é proveniente dos principais criatórios nacionais, como a Fazenda Cachoeira 2c, AJJ, Carpa Serrana, entre outros. A Seleção da São José é reconhecida em todo o território gaúcho, por ser uma das grandes referências de genética na raça. A Seleção efetuada, tanto para animais Nelore e Nelore Mocho, é feita desde a compra de sêmen dos melhores reprodutores do mercado, descartando matrizes que desmamam bezerros abaixo da média,descartando animais com caracterização e modelos de carcaça indesejáveis, primando sempre por vacas produtivas que parem um bezerro por ano. Todo este trabalho de muita dedicação rendeu e resultou em grandes frutos reconhecidos nas principais pistas do país. Na principal exposição do estado e uma das maiores da América Latina, a Expointer, realizada anualmente em Esteio/RS, a raça Nelore é presença tradicional, onde a Fazenda São José já faturou vários prêmios. Entre eles vários Grandes Campeonatos para as fêmeas “Xelim SJ” e a filha “Xelim II SJ”, que hoje são as principais doadoras do plantel. A vaca “Xelim II SJ” foi a Grande Campeã da Expointer 2002, pesando 858 Kg. Já a sua mãe “Xelim SJ” além de “Xelim II” produziu muitos filhos campeões na fazenda. “Tabu SJ” Filho de “Xelim II” com “Bitelo da SS” foi Bi Grande Campeão da Expointer 2004 e Expointer 2005, sendo que nesta última, o touro venceu no campeonato touro sênior, pesando 1.127 Kg.
Uma importante parceria com a Agropecuária J. Galera fez com que o macho “Olympus fiv SJ” filho de “Xelim II” com “Helíaco da JAVA” ocupa-se ultimamente uma das melhores posições do ranking oficial da ACNB 2006 / 2007, na categoria touro jovem e agora touro sênior. Além de Olympus, que já conquistou o primeiro prêmio em Uberaba/MG, e futuro touro de central, a São José conta com vários animais de pista, que estão junto com a J.Galera participando das Principais exposições do país. Também possui uma importante parceria com a AJJ.

Com certeza, hoje a principal família é a das Xelins. A Grande Campeã da Expointer 2006 “Akássia FIV SJ” é filha da grande “Xelim II” com “Chiva de NEL”.
Também destaque a nível nacional a fêmea “Avanna Fiv SJ” (quarto prêmio em Uberaba).
Luiz Gonzaga Xavier Marafiga revela que a raça é extremamente importante para a pecuária gaúcha “Essencial para qualquer tipo de cruzamento bem sucedido” comenta.
Apesar do estado ser uma grande praça de raças européias, o objetivo não é confrontá-las e sim cruzá-las para obter um animal de um vigor híbrido elevado e que aí sim tenha condições de corresponder com os objetivos cada vez mais difíceis de serem batidos.
A Raça mostrou sua rusticidade e se adaptou muito bem ao clima gaúcho “O Nelore como qualquer outro zebuíno tende a sentir mais o frio que as raças européias, isso devido às características morfológicas desenvolvidas para enfrentar o calor, mas o objetivo não é criá-lo puro, mas sim adquirir tourinhos puros que entrarão no cruzamento com vacas européias conforme o produtor achar necessário. Mas para que os produtores obtenham esses tourinhos para aumentar sua produção é necessário a formação de plantéis de gado puro” revela Marafiga. Porém, esse “teste” realizado para a formação de tourinhos, deu certo e comprovou a adaptabilidade da raça. A Demanda pela raça é uniforme, mantendo-se assim durante todo o ano.
Para comprovar a eficiência da raça, são realizadas na fazenda experiências, em cruzamento Industrial. “Com o cruzamento de diferentes raças haverá a formação de indivíduos com alta heterozigoze, com o cruzamento de animais que pertencem a diferentes espécies haverá a possibilidade de formação de indivíduos com 100% de heterozigoze elevando ao máximo as chances de máxima heterose” conta Marafiga.
O Criador avalia também o programa que mostra a qualidade da carne do Nelore o “Nelore Natural”, criado pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) “não teria outro tipo de estratégia de marketing mais bem feita e transparente que esta”.
Dessa maneira, a Fazenda São José realiza não só um grande trabalho de seleção, mas também um grande e importante trabalho de divulgação e difusão da raça Nelore no estado, pois para o criador a raça deve se manter no mesmo patamar que se encontra hoje, uma realidade incontestável.
Todo este trabalho realizado por Luiz Gonzaga Xavier Marafiga e sua família destaca a grande seleção da São José e faz com que a propriedade seja referência na criação da raça na região.

2 Comments:

At 18 fevereiro, 2009, Blogger Unknown said...

OI!!! Meu nome é Taciane Sou filha do Sirineu Bagolin!! ele a poucos meses atras(outubro de 2008) comprou um touro de vocês na exposição de São Francisco de Assis!! Ele Gostaria se o vocês pudessem mandar o Registro do Touro, na hora vocês não tinham!!mandam resposta para o e-maiul dele é(sirineubagolin@gmail.com)
O nímero do touro é 1520 sj

 
At 18 fevereiro, 2009, Blogger Unknown said...

Oi meu nome é taciane sou filha do Sirineu!!! ele poucos meses atras (outubro de 2008)comprou um touro de vocês!! lá em São Franciscode Assim!! Ele gostaria de receber o Registro, foi perdido no dia da compra dae vocês ficaram de mandar!! se puder responda para o e- mail (sirineubagolin@gmail.com)

 

Postar um comentário

<< Home