Raças: BRANGUS
O Brangus é uma raça sintética desenvolvida nos E.U.A, através das raças Aberdeen Angus e o Brahman.ao mesmo tempo no Brasil, em 1945, um trabalho semelhante foi desenvolvido pelo Dr. Mário de Oliveira que iniciou o plantel Aberdeen Angus utilizando como matrizes 2 reprodutores da raça nelore, na Estação Experimental de Cinco Cruzes, Bagé / RS. no inicio a raça desenvolvida no Brasil, em Bagé, chamava-se Ibagé. após a liberação para a entrada da raça zebuína Brahman no Brasil em 1994, genetica Brangus dos Estados Unidos, chegaram ao Brasil.
CARACTERÍSTICAS
A raça Brangus tem como qualidades marcantes:
rusticidade e adaptação: acostuma-se com grande facilidade em diversos tipos de clima e flora, possui extraordinária capacidade de transformar forragens grosseiras em proteínas;
fertilidade: herança de umas das principais características do Aberdeen angus – são altamente prolíferos;
longevidade: as vacas produzem normalmente com mais de 14 anos;
precocidade: as fêmeas são precoces e férteis, com grande habilidade materna, os touros além de férteis, imprimem todas as características da raça devido a sua prepotência genética.
Devido ao vigor híbrido individual os bezerros, quando bem pensados, são desmamados e aos dois anos já estão prontos para o abate;
Rendimento de carcaça: os rendimentos alcançam a 60%, o que torna altamente interessante para os produtores e frigoríficos. Os bovinos brangus produzem mais de 40% de rendimento de traseiro, zona de maior valor comercial, onde estão os valiosos cortes da cota “Hilton”.
Carne: de excelente qualidade, com pouca deposição de gordura, é a mais diputada no mercado interno e internacional;
Peso: apresenta baixo peso ao nascer, não causando problemas de parto. O novilho brangus consegue ganhar peso mesmo nos meses secos, quando animais de algumas raças paralisam o desempenho. Tudo isso se deve a sua tolerância ao calor e a ectoparasitos.
Somando o que há de melhor no brahman , nelore e Aberdeen angus, o brangus tornou-se naturalmente produtivo e com grande facilidade de adaptação em qualquer região do país.
A resistência dos animais faz com que o gado trabalhe bem tanto na produção, reprodução, com grande capacidade de subtrair alimentos.
Apelagem pode ser preta ou vermelha.
CRUZAMENTO INDUSTRIAL
O método mais viável de cruzamento para o brangus é o tradicional, ou seja, a absorção 1/2sangue por brangus e o cruzamento absorvente.
Como a raça é sintética, apresenta no vigor da heterose uma arma importante na evolução dos seus índices de produção, como o rendimento de carcaça, que chega a aumentar entre 15% e 20%.
O brangus é originário do cruzamento entre angus e brahman, com a base em matrizes zebu, principalmente o nelore e para que a raça se mantenha forte, vigorosa e em constante desenvolvimento, é necessário mais do que selecionar e avançar em gerações.
No cruzamento desta raça o criador deve Ter cuidado ao balancear as características reprodutivas e produtivas, tendo em mente que sem adaptação não há produção.
a) Reprodutivas:
fertilidade/ intervalo entre partos;
peso adulto da matriz/ necessidade de manutenção;
peso ao nascer/ facilidade de parto;
habilidade materna/ taxa de desmame;
produção de leite/ peso do bezerro ao desmame;
precocidade/ vida útil da matriz;
b) Produtivas:
precocidade/ rapidez de terminação da carcaça;
conversão alimentar/ eficiência em confinamento;
rendimento da carcaça/ relação músculo - osso - gordura;
qualidade do produto final / marmorização/ sabor, maciez e textura.
O trabalho de seleção da raça para um bom resultado necessita de boa orientação, persistência, competência e bom acompanhamento.
GANHO DE PESO
Para comprovar o ganho de peso, o brangus mostrou o bom desempenho a pasto numa prova realizada em Mato Grosso do Sul, no período de maio/98 a março/ 99: foram 39 machos instalados na Fazenda Santa Rita, no município de terrenos.
Os animais tinham peso médio de 245 quilos e idade de oito meses. O objetivo foi avaliar o desempenho desses animais sob as condições das fazendas brasileira. Aprova durou dez meses e o resultado final foi valorizar ainda mais as características da raça: ganho de peso (50%), conformação (10%), precocidade (15%), musculatura (10%)e circunferência escrotal (15%).
MELHORAMENTO GENÉTICO
O brangus traz em sua origem a preocupação com a seleção genética e o trabalho de melhoramento genético não acontece rapidamente, exige muito empenho e atenção do reprodutor.
A Associação Brasileira de Brangus Ibagé – ABI, concentra nossa luta na divulgação das qualidades emergentes do uso de tecnologia de ponta na produção de carne, tanto para o produtor como para o consumidor final, abolindo idéias primitivas e em base científicas. O objetivo da Associação é melhorar o nível de conhecimento de todos que fazem parte desse importante segmento da economia mundial.
No relatório 98/99 da Associação Brasileira de Inseminação Artificial, foram comercializadas 41.040 doses de sêmen de brangus.
PADRÃO DE RAÇA
O brangus é um clássico biótipo de raça produtora de carne. São animais volumosos, compridos, de boa profundidade, com costelas bem arqueadas e separadas, dorso e lombo amplo e compridos com boa coberturas de carne. Apresentam linhas superiores e laterais retas, a linha abaixa é reta, limpa, sem excesso de peito e pele. Os posteriores são bem amplos, de contornos alongados e musculatura firme. A pele de espessura fina e média é fortemente pigmentada, com capa de pelos finos, curtos e brilhantes. As fêmeas, além das características acima tem um bom desenvolvimento de úbere e tetas, boa amplitude dos ossos coxais e sacro, e possui expressão feminina de boa mãe.
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home